Boas vindas!
Este site pretende ser um ponto de encontro, discussão e aprendizagem para todos os interessados no uso de software livre nas áreas de arquitetura, engenharia e afins, para CAD e, sobretudo, BIM.
Este site está mantido por voluntários interessados no tema, não é patrocinado por nenhuma entidade ou empresa. A ideia é permitir que as pessoas interessadas possam aprender sobre o tema uma com a outra, e promover discussões horizontais, genéricas sobre o tema do BIM, que não estejam atreladas a um software particular. Em outras palavras, uma versão brasileira do osarch.org.
A casa é sua, fique a vontade para participar, acrescentar ideias e conteúdo, ou simplesmente usar este lugar para tirar dúvidas.
Apenas pedimos que esteja sempre respeitoso com os outros usuários (conteúdos ou usuários agressivos serão excluídos sem aviso prévio), e faça o maior uso possível dos rótulos para que as informações que você adiciona estejam facilmente encontradas por outros usuários.
Este fórum usa o vanilla, que é também software livre. Você pode usar formatação markdown em seus posts.
Comentários
-
Parabéns pela iniciativa incrível. São ações como estas que ajudam os profissionais de Arquitetura e Urbanismo a progredir na temática BIM através de um verdadeiro projeto de inclusão. Sou conselheira suplente do CAU/SP, faço parte da CT-BIM e agradeço imensamente a vocês, vou compartilhar com todos os meus contato, amigos, alunos.
-
Olá a todos,
Trabalho como arquiteto em escritório e também sou professor. Sou entusiasta de softwares livres e acredito que a disseminação desses softwares na nossa profissão precisa ser cada vez maior. Sou usuário do Blender desde a versão 2.8, uso principalmente para imagens e concepção, mas estou na expectativa do BlenderBIM. Graças ao OSArch tenho aprendido bastante sobre IFC. Também mexo um pouco no FreeCAD, Krita e Inkscape. Aprendi o básico de Python, mas ainda não me engajei muito nessa parte de programação.
Bela iniciativa @Yorik. Espero que a gente consiga expandir esse assunto por aqui.
-
Excelente iniciativa, já venho acompanhando o OSArch e o BlenderBIM, além do FreeCAD...
Aos poucos estou usando essas ferramentas com a intenção de migrar 100% para o open source.... e montar meu ecossistema de projeto em linux.
Grande admiração pelo trabalho do Yorik, e claro todos os demais colaboradores... Eu não sou um desenvolvedor, mas estou disponível para user test...
Go OpenBIM, Go Linux, Go Open... -
Bora junto galera!! Difundir essa cultura q só tende a beneficiar a todos.
Parabéns a @Yorik e todos envolvidos, estão fazendo um ótimo trabalho.
-
Ola Pessoal!
Sou Arquiteto e Urbanista e atualmente faco doutorado em desenho urbano e cidades inteligentes. Sou entusiasta de software livre no geral. Mudei definitivamente para GNU/Linux em 2019 e desde entao busco trabalhar primordialmente com software livre. Desde 2009 trabalho com design computacional e arquitetura parametrica e atualmente tenho migrado meu workflow de trabalho para o Blender-Sverchok. Tenho interesse em expandir meu workflow para o FreeCAD comunicando com o Blender-Sverchok e BlenderBIM. Tambem me interesso por VR/AR principalmente usando WebVR (Aframe). Pretendo aprender Godot quando me sobrar algum tempo hehe.
Parabens pela iniciativa @Yorik e a todos que estao aqui participando, vamos buscar fazer a diferenca
.
-
Olá!
Estou muito feliz estar aqui e parabenizo @Yorik por esta iniciativa tão necessária! Sou pesquisador independente de open BIM e entusiasta do uso do IFC! Tenho muito interesse em BlenderBIM e programação python com ifcopenshell! Espero poder aprender e contribuir com todos! -
Também tenho que parabenizar o @Yorik e toda a comunidade FreeCAD por esta iniciativa. Sou projetista, catequizador GNU-Linux, professor e palestrante. Modelo 3D desde 1993 e faço impressão 3D desde 2015, quando adotei o FreeCAD. Como fiz muitos projetos de construção civil, tenho interesses muito parecidos com os do @CarlosDias : BIM, IFC, python e ifcopenshell. Quero começar fuçando nos Sketchers de componentes, na BIM: portas, esquadrias, escadas, etc., e talvez propor algumas melhorias ali!
-
Ótima iniciativa! Legal conhecer outros arquitetos que também se interessam por software livre e que pesquisam na área.
Hoje de software livre eu uso basicamente Blender, Gimp e Inkscape. Gostaria de conhecer melhor o FreeCAD. Mas meu workflow no dia a dia ainda dependo do Archicad. Espero um dia conseguir substituí-lo por outra ferramenta open source.
Estou fazendo algumas pesquisas em parametricismo, já usei um pouco o Rhino com Grasshopper e estou estudando também o Svershock com o Blender.
Também admiro muito o trabalho do @Yorik que com seus tutoriais e blog muitas vezes me inspirou a seguir neste caminho open source.
Olá, bem-vind@!