Lista de software livre para BIM e CAD

Yorik
editado March 28 em Geral

Vou iniciar aqui uma lista de software livre útil na área do BIM. Acrescente as suas descobertas aqui! Veja também aqui uma lista muito completa (em inglês), elaborada por nossos amigos do osarch.org. Todo o software listado abaixo é software livre, e, salvo menção contrária abaixo, multi-plataforma (Windows, Linux e Mac)

Para discutir softwares específicos, por favor crie uma outra discussão para manter esta lista o mais limpo possível.

Desenho CAD (2D)

LibreCAD foi originalmente um fork do QCAD, que depois evoluiu e virou um aplicativo bem diferente, mas continua focada no desenho 2D. A versão 3.0 inclui um suporte experimental ao formato DWG.
Software em português
QCAD é um aplicativo de desenho 2D, com todos os recursos geralmente encontrados em aplicativos CAD tradicionais. A versão de base é open-source e suporta o formato DXF apenas. Existe uma versão paga que acrescenta o suporte ao formato DWG à versão de base.
Software em português
FreeCAD, apesar de ser principalmente um aplicativo para modelagem 3D e BIM, possui também uma extensa bancada de ferramentas para desenho 2D, podendo ser usado como uma plataforma CAD tradicional. Ele importa e exporta para os formatos DXF e DWG (este último usando um conversor externo).
Software em português + Site em português
CadZinho é um aplicativo de desenho CAD 2D similar ao LibreCAD. É bastante minimalista e extensível via a linguagem Lua.

Modelagem BIM (3D)

FreeCAD é um modelador 3D paramétrico de código aberto feito principalmente para projetar objetos da vida real de qualquer tamanho. A modelagem paramétrica permite que você modifique facilmente seu design, voltando para o histórico do modelo e alterando seus parâmetros. O FreeCAD é um modelador genérico, mas possui uma bancada específica para BIM com excelente compatibilidade com o formato IFC.
Software em português + Site em português
BlenderBIM é um plug-in para o Blender, um aplicativo de modelagem 3D conhecido, baseado em malhas. O BlenderBIM traz ferramentas e funcionalidade BIM no Blender, com forte enfoque no formato IFC. O BlenderBIM inclui muitas ferramentas e utilitários para trabalhar com arquivos IFC nativamente.
Blender, mesmo usado sem o plug-in BlenderBIM, é uma poderosa plataforma de modelagem 3D. Possuí inclusive outros plug-ins úteis para a modelagem de prédios e outras obras de construção, como o ArchiPack. Modelos elaborados com o Blender podem ser facilmente usados em âmbito BIM, por exemplo acrescentando informações adicionais neles com o BlenderBIM ou o FreeCAD.
Software em português

Office

LibreOffice é uma suíte office similar e totalmente compatível com a suíte Office da Microsoft. Possuí módulo de edição de textos, planilha e apresentação compatíveis com os formatos da Microsoft (docx, xlsx, pptx) e uma interface muito fácil.
Software em português + Site em português

GIS

QGIS é uma plataforma completa para trabalhar com informações geoespaciais. Com o QGIS é possível obter, tratar, converter, produzir dados e mapas em uma interface pr´tica e bem desenvolvida.
Software em português + Site em português

Análise estrutural

CodeAster oferece uma gama completa de métodos de modelagem e análise multifísica que vão muito além das funções padrão de um código de cálculo termomecânico: de análise sísmica a meios porosos via acústica, fadiga, dinâmica estocástica, etc.

Análise energética

OpenStudio é um aplicativo para fazer análises e simulações de desempenho energético a partir de um modelo BIM. Suporta os formatos IFC e GbXML. É um aplicativo complexo mas poderoso. Internamente, usa o EnergyPlus.

Edição de arquivos PDF

LibreOffice Draw é o módulo de desenho vetorial do LibreOffice. É uma excelente ferramenta para editar e anotar PDFs. Os textos, especificamente, são geralmente muito bem suportados.
Software em português + Site em português
Inkscape é um aplicativo de desenho vetorial baseado no formato SVG. Também abre e salva no formato PDF com facilidade e tem ferramentas mais parecidas com softwares CAD, o que permite fazer várias alterações simples em arquivos PDF.
Software em português + Site em português

Visualização de arquivos IFC

IFC++ é um aplicativo simples para Windows e Linux que permite visualizar arquivos IFC e examinar o conteúdo. Não permite editar ou modificar o conteúdo do arquivo, mas é muito rápido e permite rapidamente detetar erros.
IfcOpenShell viewer é um componente online (funciona dentro do navegador) do IfcOpenShell, que é o software responsável por importar e exporter arquivos IFC usado por ambos o FreeCAD e o BlenderBIM. O viewer permite carregar um arquivo IFC, visualizar a estrutura e o conteúdo, e obter vistas em planta.
ifc.js viewer é um visualizador simples construído com a plataforma ifc.js e que funciona dentro do navegador. A página do projeto explica como construir seu visualizador próprio de maneira muito simples.

Comentários

  • Yorik
    editado November 2021

    Acabei de descobrir o cadzinho (e o desenvolvedor está aqui! @Zecruel ;) ). Acabei de testar e apesar de estar bem recente já é bem impressionante. Adicionando na lista acima

  • manu_amorim
    editado November 2021

    Uma coisa bem útil na suite LibreOffice é a gestão dos PDFs. Eu já usava pra exportar desde sempre mas no LibreDraw também dá pra editar PDFs, juntar páginas, exportar só uma página,... Bem prático!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Não deixe de dar uma olhada no equivalente em inglês (e inspiração!) deste site: osarch.org . Últimos artigos do osarch.org:

Olá, bem-vind@!

Parece que você é novo aqui. Logue ou registre-se para começar.